Agrocafé Salvador

Simpósio começou na segunda-feira

Não poderíamos deixar passar a semana sem registrar a 15ª edição do Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que se encerra amanhã, em Salvador. Uma oportunidade de excelentes debates, atualização e também ocasião para bons negócios.

Digo isso pelo cenário importante que a Bahia representa para a produção cafeeira do País. O estado é o berço do café orgânico, sendo dividido em três grandes regiões produtoras: Sul, com destaque para o Conilon; o Noroeste, grande produtor de Arábica irrigado; e a Central, em especial Vitória da Conquista, especialista na produção de arábica de qualidade e orgânico.

Para termos uma ideia, espera-se uma produção próxima de 2 milhões de sacas de café na safra 2013/2014, um pouco abaixo do esperado, já que a última cravou a marca de 2,5 milhões.

Durante os quatro dias de evento, os participantes assistiram a painéis e palestras sobre temas relevantes, como a força desse produto no Brasil, os rumos do agronegócio do País, produção integrada do café, exportação e portos, melhoria e qualidade da produção e até sobre as leis trabalhistas.

Um evento anual que merece destaque e até um espaço reservado na agenda para 2015.

Dados

A Bahia possui aproximadamente 22 mil produtores, dos quais 92,6% são pequenos agricultores, com menos de 10 hectares, e 6,8% com menos de 100 hectares. Os demais 0,6% são grandes produtores, com mais de 100 hectares, responsáveis por 46% da produção, com produtividade de 33 sacas/hectare, enquanto os pequenos produzem em média 13 sacas por hectare.