Impactos da Nova lei Agrícola dos EUA

O Governo brasileiro está preocupado com os impactos causados na agricultura do País com o subsídio que será oferecido à produção americana

A nova Lei Agrícola dos Estados Unidos – chamada de Farms Bill – nem bem saiu do papel e o governo brasileiro já está preocupado com os impactos que a mudança da legislação americana vai causar na produção agrícola do País.

Com a nova política, os subsídios diretos aos produtores americanos podem chegar a U$ 24 bilhões de dólares só este ano. O que aumenta o estímulo à produção naquele país e empurra os preços mundiais para baixo. Produtos como soja, milho e algodão podem ter redução de até 5% nos valores.

E o que isso significa? Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pode representar uma perda de receitas advindas da exportações. De acordo com um estudo feito pela entidade, o Brasil poderá amargar um prejuízo de U$ 830 milhões. Sendo que a soja representa mais da metade desse valor.

Exatamente por isso o governo brasileiro está tão preocupado, pois a oleaginosa é a vedete das exportações brasileiras. E a promessa é levar essa discussão para a organização Mundial do Comércio (OMC) para quem sabe, buscar um acordo ou uma sanção aos americanos.

Enquanto isso, cabe aos produtores brasileiros acompanharem o mercado e ficarem de olho no desenrolar dessa história, que ainda vai dar muito pano pra manga!

Foto: Agencia de Notícias do Acre