Café geneticamente perfeito

Características obtidas em laboratório vão dar condições aos cafeicultores de produzir cafés ainda mais especiais

Um projeto encabeçado pelas torradoras italianas de café Illy e Lavazza promete revolucionar o mercado cafeeiro em todo o mundo. Com apoio de universidades da Itália, as duas indústrias - líderes no setor do café expresso – estão pesquisando o sequenciamento genético do DNA do café Arábica.

Após desvendar esse mistério, as empresas esperam ter a tecnologia necessária para produzir mudas que tenham características de aroma, sabor, odor e cor pré-definidos em laboratório.

Isso seria uma revolução na qualidade da bebida, que teria o plantio adequado, em local correto para atender a essas propriedades, com a certeza final de um padrão de qualidade. O que significaria o suprassumo do bom café.

As duas torradoras investem pesado em tecnologia em todo o mundo. A Illy já tem investimento forte nos países produtores em tecnologia, promovendo cursos, clubes de fidelização, inclusive no Brasil. Aqui, a Lavazza tem fábrica para torra e exportação do produto.

Caso esse estudo obtenha sucesso, será muito interessante para o agricultor brasileiro e para o Brasil, que é o maior produtor e exportador do Arábica do mundo. É a certeza de que níveis maiores de investimento e tecnologia estão chegando ao campo.

Foto: Osamu Kaneko